Localização do pomar: Lugar da Gesteira, São João de Ver, Santa Maria da Feira
Área: 0,91 hectares

Em que ano se dedicou à Kiwicultura? Que motivos o levaram a optar por esta atividade?
Com a minha passagem à reforma, comecei a limpar as propriedades que tinha e que estavam abandonadas a longo tempo. Enquanto procedia à limpeza, pensava numa forma de as rentabilizar. Nesta procura, falei com alguns kiwicultores e com dirigentes da APK que me incentivaram a apostar na Kiwicultura. Após algumas visitas a explorações decidi, com a família, investir na Kiwicultura. Com o apoio da APK e da sua direção, contratei uma empresa de projetos em 2010. Preparei o terreno e comecei a plantação em Abril de 2011.


Qual considera ser o perfil de um bom Kiwicultor?
Um bom Kiwicultor necessita ter paixão, dedicação e carinho pelo seu pomar. Por isso deve estar atento às suas manifestações de necessidades, ser curioso e procurar saber sempre mais para fazer cada vez melhor e por em primeiro lugar a qualidade do produto.

Quais são as suas expectativas para a evolução do mercado do Kiwi?
A resposta não é fácil. Porque estamos a instalar muitos pomares novos e novas variedades a produção subir nos próximos anos. Talvez fosse inteligente esperar um pouco para ver como reagem os mercados às novas variedades e qual a progressão das exportações para os novos mercados, principalmente os mais distantes. Continuar a instalar pomares novos a este ritmo poderá criar dificuldades no escoamento da fruta com a inevitável baixa de preço.


Para si, qual é o passo que os Kiwicultores têm de dar para valorizar a comercialização do Kiwi português?
Penso que o passo já está a ser dado com a grande após na qualidade. Podemos e devemos também contribuir na divulgação, servido Kiwi nas nossas festas e divulgado aos amigos as qualidades deste fruto. 

Que mensagem quer deixar aos jovens Kiwicultores?
Esta é uma fileira bem organizada onde prevalece a colaboração dos vários elos da mesma pelo que podem sempre contar com apoio de todos. Recomendo que se tornem sócios da APK e se liguem a um entreposto ou cooperativa para garantir o escoamento da fruta e apoio técnico. Sejam Kiwicultores com o perfil definido na resposta à pergunta quatro.