Idade: 40
Localização do pomar: S. Vicente de Pereira, Ovar
Área: 1 Hectare

Em que ano se dedicou à Kiwicultura? Que motivos o levaram a optar por esta atividade?
Dedicamo-nos à kiwicultura em 2011 com 0,5ha e em 2015 plantamos mais 0,5ha. A ideia de plantar kiwis surgiu em 2009 com a leitura de um artigo no jornal, como tínhamos o terreno desafiei o meu pai e após contacto com outros produtores por intermédio da APK, plantamos em 2011.

Qual considera ser o perfil de um bom Kiwicultor?
Um bom kiwicultor, do meu ponto de vista, deve conhecer minimamente todo o ciclo da cultura para que faça atempadamente todas as práticas culturais em tempo útil. Deve procurar manter-se sempre atualizado em relação a novas práticas culturais e estar atento as novas tendências do mercado.

Quais são as suas expectativas para a evolução do mercado do Kiwi?
As nossas expectativas são muito positivas de tal forma que vamos plantar 1,6 ha de uma nova variedade amarela!

Para si, qual é o passo que os Kiwicultores têm de dar para valorizar a comercialização do Kiwi português?
Temos que ser exigentes com nós próprios, procurar informação (disponível à distância de um click) e tratar do pomar por forma a produzir fruta com melhores calibres, boa matéria seca e brix ideal na altura da colheita para uma boa conservação da fruta e posterior satisfação do consumidor.

Que mensagem quer deixar aos jovens Kiwicultores?
Quando se está a entrar numa cultura que desconhecemos devemos procurar toda a informação disponível, ser autodidata, bater à porta de quem já produz e não ter medo de perguntar como se faz.