Idade: 61 anos
Localização do pomar: Troviscal- Oliveira do Bairro (Bairrada)
Área: 1,2 Hectares

Em que ano se dedicou à Kiwicultura? Que motivos o levaram a optar por esta atividade?
Pomar plantado no Ano de 1992. Dediquei-me à kiwicultura motivado pela novidade que constituía na altura o Kiwi, pela inovação, pelo gosto de desafio e ao mesmo tempo rentabilizar o espaço.

Qual considera ser o perfil de um bom Kiwicultor?
Um bom kiwicultor no meu entender de ser uma pessoa interessada, curiosa, dedicada, com disponibilidade em proporção aos objetivos esperados. Estar sempre aberta a melhorar, a aprender, pois para ser competitivo tem de acompanhar a evolução no sector.

Quais são as suas expectativas para a evolução do mercado do Kiwi?
A evolução do mercado do Kiwi é constante e bastante desafiante. Assistimos anualmente ao aumento de área plantada a nível planetário. Em face disto acho que é prioritário, senão urgente, juntar todos os intervenientes na fileira do kiwi para promover o aumento de consumo de preferência do nosso kiwi, que reconhecidamente é melhor do que a maioria que é importado.

Para si, qual é o passo que os Kiwicultores têm de dar para valorizar a comercialização do Kiwi português?
O essencial é produzir bem, ou seja produzir kiwi bom (matéria seca, grau brix, poder de conservação), continuar com a certificação dos pomares, no sentido de garantir qualidade. Só com qualidade superior se consegue conquistar novos mercados e ter assim um acréscimo de valor.

Que mensagem quer deixar aos jovens Kiwicultores?
Ser kiwicultor é uma profissão que exige de princípio muito rigor, desde a seleção do terreno, uma boa análise financeira. Devem no fundo serem pacientes pois estão numa atividade, que nos primeiros dois anos não há amortização do investimento. É essencial uma boa formação e serem abertos a novas ideias. Sejam dedicados e inovadores. Pois só assim o esforço compensará!