Época de Realização
Final de Dezembro, Janeiro e início de Fevereiro

Objetivo
Selecionar os ramos que vão produzir durante o próximo ano e eliminar as varas sem potencial produtivo, vigorosas, com entre nós longos e em excesso).
Criar uma boa distribuição das varas e propiciar às plantas o equilíbrio entre a parte vegetativa e produtiva.

Metodologia
> A partir do momento em que as plantas entram em repouso vegetativo, quando a seiva deixa de circular na planta e as folhas caiem, pode iniciar a poda de Inverno.
> O espaçamento entre varas, nas plantas femininas, deverá ser de aproximadamente 30cm, ou seja, nos pomares com compasso de 5x5m, deve-se deixar aproximadamente 30 varas por planta. Nos pomares com compasso de 3x5m, deve-se deixar aproximadamente 20 varas por planta.
> Realizar os cortes o mais próximo possível dos braços laterais, para que as varas selecionadas produzam frutos desde a sua inserção.
> No sistema de condução em cruzeta, cortar as extremidades das varas a cerca da altura do joelho (depois de amarradas), para evitar que as flores ou os frutos fiquem demasiado próximos do solo e sujeitos a ataques de fungos, ou a que se sujem.
> As plantas que apresentem problemas de lenho deverão ser podadas em primeiro lugar, a lenha de poda deverá ser retirada do pomar e as tesouras desinfetadas, bem como o restante equipamento agrícola (ex.: rodado dos tratores e alfaias agrícolas), antes de se iniciar a poda das restantes plantas.